O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford/ 2007)

Assistido em 14/03/2013

Pra começar, acho o título desse filme muito bom! Afinal, trata-se de um acontecimento histórico, geralmente as pessoas já sabem o desfecho. Então porque não falar disso no título? A pomposidade é ótima!

Jesse James (aqui interpretado por Brad Pitt) era um famoso e temido pistoleiro chefe de quadrilha que foi morto por um rapaz que se juntou ao seu grupo, Robert Ford (Casey Afleck). Robert Ford (confesso que sempre penso Redford :P) era obcecado por Jesse James, sabendo dados de sua vida pessoal e colecionando quadrinhos e histórias que circulavam sobre ele. Era como se Jesse fosse um modelo para ele. Ambos os protagonistas estão bem em seus papéis. Interessante, porque não conheço muito o trabalho de Casey Affleck, mas achei ele monotônico e sem expressão em Medo da Verdade, dirigido pelo irmão Ben. Aqui ele está totalmente à vontade representando o inseguro Robert (talvez por isso).

Sobre o filme, é um bom western, mas pode não ser o que as pessoas esperam do gênero. Aparentemente o diretor passou algum tempo assistindo Além da Linha Vermelha. Está tudo lá: as tomadas lentas, a paisagem, os monólogos filosóficos. Não dá para assistir esperando ação desenfreada e tiroteios constantes. Só o que se faz presente é a tensão de aguardar o momento mencionado no título. Não é um filme fantástico, mas sem dúvida é bom.

Share
Category: Cinema | Tags: , , ,