Cine Olympia- Belém

Fachada do Cine Olympia no ano de inauguração, 1912.

Fachada do Cine Olympia no ano de inauguração, 1912.

O Cine Olympia (ou oficialmente Espaço Municipal Cine Olympia) é considerado o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil. Localizado em frente ao Theatro da Paz, um dos principais pontos turísticos da cidade de Belém, no Pará, ele foi fundado em 1912 e encerrou suas atividades comerciais em 2006. Pouco tempo depois a Prefeitura da cidade o reabriu para exibição gratuita de filmes. A programação consiste em filmes fora do circuito comercial, que ficam em cartaz por uma semana, exibidos uma vez por dia, sempre de noite.

Fachada atual (Foto: Rosana Carvalho Paiva)

Fachada atual (Foto: Rosana Carvalho Paiva)

No dia 5 de novembro eu tive o prazer de assistir a um filme no local. A retirada dos ingressos, feita na hora, ocorreu sem maiores problemas. Cerca de dez pessoas ocupavam a sala. O filme não é projetado do fundo da sala, mas sim através de um aparelho de DVD ligado a um projetor não muito distante da tela.

Interior. Foto: Rosana Carvalho Paiva

Interior. Foto: Rosana Carvalho Paiva

A fachada do cinema foi descaracterizada com o passar dos anos. Por dentro, há poltronas vermelhas e adornos sóbrios art deco. 

O filme assistido foi Depois das Flores, um melodrama romântico japonês. Não é um grande filme, mas valeu muito por toda a experiência proporcionada pelo local.

Para saber mais a respeito da programação, acesse o blog do Cinema.

Slide1 (9)

Share
Category: Cinema, Notícias | Tags: ,
  • Muito bonito esse resgate dos cinemas de rua antigos. Recentemente em São Luis (MA) foi restaurado o Cine Roxy. Torço para que volte a pleno funcionamento.