Entrevista com Patricia Turazzi Luciano, Cenografista de Minhocas

poster_minhocasNessa sexta-feira, 20 de dezembro, estreia nos cinemas de todo o país o filme Minhocas, dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes. Trata-se do primeiro longa metragem a ser realizado no Brasil utilizando a técnica stop motion, em que cada quadro é a captura precisa de modelos em um determinado momento e a animação se dá pela sequência dessa fotografias. Vinte e quatro fotos geram um segundo de imagem em movimento, portanto, é um trabalho bastante demorado e cuidadoso. O filme conta a aventura da minhoca adolescente Júnior, que tem dificuldade de fazer amigos e conta com dublagem de Cadu Paschoal, Daniel Boaventura, Rita Lee e Anderson Silva.

Tive o prazer de entrevistar Patrícia Turazzi Luciano, que foi uma das responsáveis pela cenografia do filme. Abaixo segue a entrevista gentilmente concedida por Patrícia, que nos relata um pouco de sua experiência com esse esse trabalho.

Estante da Sala Você se formou em Arquitetura e Urbanismo quando?
Patrícia Turazzi Luciano– Cursei Arquitetura e Urbanismo de 2003 a 2007. Minha formatura foi em março de 2008.

EdS- Ao terminar a faculdade, com o que trabalhou? Começou a trabalhar diretamente com animação?
PTL- Fui trabalhar em um escritório de arquitetura.

EdS- Como foi o processo de transição para trabalhar em animação? Você fez cursos? Estágios? Quais?
PTL- Eu sempre fui apaixonada por animação e sempre tive uma quedinha pela beleza da animação stop-motion, quando criança eu queria desenhar os fundos dos desenhos animados. Mas a medida que cresci percebi a dificuldade que seria de isso se realizar. Depois que fui para a faculdade, planejava trabalhar e juntar dinheiro como arquiteta, ai me mudar para São Paulo ou Rio e tentar começar a nova carreira, com cenografia. Você sabe, não existe faculdade de cenografia no Brasil, então você tem que começar entrando em uma empresa e aprendendo tudo que puder.

EdS- Como foi seu primeiro contato com a modelagem? Você modela sem ser para filmes? Que tipo de trabalhos?
PTL- Aqui vou mudar sua pergunta, vou ampliar de modelagem para cenografia. Primeiro acho importante esclarecer o que é cenografia, uma maneira fácil de explicar isso: tire os atores (no caso bonecos) e seus adereços de cena, o que sobra é cenografia. Isso envolve de miniaturas e maquetes até ampliações. Meu primeiro contato com isso foi durante a faculdade, quando estagiei em um escritório de maquetes, a partir daí continuei trabalhando na área, e essa experiência foi um dos motivos de eu ter sido contratada pela empresa Animaking.

EdS- Na faculdade você era a melhor desenhista da turma. Desenhar ajuda nesse processo? Que outras habilidades são úteis?
PTL- Desenhar nessa área é quase tão útil quanto falar, pois todas as idéias são expressas em forma de desenho. Além disso toda habilidade manual é útil, como pintar, modelar, ter noção de escalas, estruturas, materiais.

EdS- Como você chegou na equipe do Minhocas?
PTL- Meu primeiro contato com eles foi através do site no link “trabalhe conosco”! Eu quis trabalhar com cenografia, mas na época procuravam um estagiário para adereços de bonecos. É claro que aceitei! Dois meses depois fui transferida para cenografia, como assistente.

EdS- Como foi o processo de trabalhar no filme? Quanto tempo fosse ficou envolvida com o projeto? Conte um pouco da experiência.
PTL- Fui um misto de entusiasmo, persistência e cansaço mas sempre muito recompensador pela qualidade e superação que conquistávamos cada dia. Comecei a trabalhar no filme em meados de 2008 e trabalhei até o fim das filmagens em junho de 2012.

EdS- O que você faz na parte de cenografia do filme? Qual seu papel e função? Há mais pessoas envolvidas na cenografia ou você trabalha sozinha?
PTL- Em meados de 2009 eu já trabalhava na cenografia como assistente, quando a então cenografista responsável, Nidia Simões, teve de se ausentar do projeto, a partir dai assumi a cenografia. A equipe de cenografia variou bastante durante a produção, muitas pessoas entraram e saíram, mudaram de departamento, acho que teve um média de 4 pessoas trabalhando no setor entre cenografistas, marceneiros, maquetistas e assistentes.

EdS- Como seu trabalho interage com as demais equipes na produção?
PTL- A interação é total. Nada funciona se for feito isoladamente. A concepção dos cenário começa com a produção do storyboard (que é um roteiro contado cena a cena) e das concepções artísticas feitas na pré-produção. A partir daí o diretor e diretor de arte pedem o necessário para que a cena funcione e que alcance a qualidade desejada: tamanho do cenário, partes animáveis, partes removíveis, escala, acabamentos… Muitas vezes precisamos trocar informações com o departamento de bonecos, para ter certeza que na interação com o cenário será satisfatória. Depois de produzido o cenário tem que ser aprovado pelo diretor, no caso do nosso diretor as coisas geralmente dobravam de tamanho depois que ele via. Depois que percebi isso comecei a produzir todos os adereços em dobro.

EdS- A estética do cenário foi definida pelo diretor de arte ou você pode interferir na criação?
PTL- Sim, o diretor de arte define, mas sempre houve uma margem para diálogo com os artistas da produção, uma margem que crescia a medida que ganhávamos experiência.

EdS- O que você sente ao ver se trabalho pronto, estreando em todo o Brasil?
PTL- MUITO REALIZADA!!! Como disse era um desejo de infância, que desde o primeiro contato real com a carreira se provou verdadeiro. Sinto-me orgulhosa e realizada de poder dizer que fiz parte desta equipe.

EdS- Alguma dica para quem quer trabalhar com animação, arte ou cinema?
PTL- No caso do stop-motion, a principal dica é que você precisa ser um apaixonado pela área, uma vez que é uma técnica em que os resultados demoram a sair. Para quem quer começar a dica vem da experiência que tive. Não existe formação acadêmica para stop-motion no Brasil, é algo que você só aprende na prática, portanto valorize qualquer oportunidade que você tenha para entrar nesse meio.

Para conferir esse trabalho meticuloso e fruto de dedicação, confiram Minhocas amanhã no cinema de sua cidade.

Share
Category: Cinema, Notícias | Tags: