Sobre mim e o blog

Olá, meu nome é Isabel Wittmann. Desde criança me interessei por cinema, figurino, literatura e artes em geral. Ainda pequena aprendi a costurar, a escrever (poemas e contos) e a desenhar, mas este último parei com o tempo.

Cresci, me formei arquiteta e urbanista e minhas paixões seguem sendo as mesmas: livros, cinema e arte, não necessariamente nessa ordem. Escrever é uma necessidade constante e nada melhor do que poder fazê-lo sobre o que me inspira.

Sou antropóloga e mestra em Antropologia Social, com dissertação intitulada Corpo, Gênero e Identidade: experiências transgênero na cidade de Manaus. Atualmente curso o doutorado em Antropologia Social na USP, onde pesquiso a relação entre corporalidade e gênero em se tratando de mulheres androides e ciborgues no cinema de ficção científica.

Co-criadora do Feito por Elas, um projeto com objetivo de discutir e divulgar cinema realizado por mulheres.

Sou membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e das Elviras- Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, da Liga dos Blogues Cinematográficos e da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos


O Estante da Sala foi iniciado em 2009 com a proposta de ser um local onde pudesse escrever sobre filmes, livros e jogos de video game. Após dois meses de atividade, parei de escrever por motivos de forma maior.

Em 2011 retomei-o com a perspectiva de fazer análises de figurinos e talvez tutoriais de costura. Novamente, após algumas postagens, abandonei-o. Passei a utilizar o twitter como ferramenta para emitir opiniões curtas sobre os filmes assistidos.

Em 2012 passei do twitter para o google plus, podendo aumentar a complexidade dos textos, mas ainda mantendo eles curtos. Com o passar do tempo senti falta de ter um espaço adequado, onde pudesse escrever comentários, análises e críticas maiores.

Assim, no começo de 2013 voltei a escrever no Estante da Sala. Nada mais de jogos e tutoriais de costura. Agora me atenho a escrever comentários sobre o que assisto (cinema e televisão) e o que leio. Com o meu gosto por moda e cinema, veio o desejo de compartilhar análises de figurinos de filmes, o que também passei a fazer periodicamente. Esse blog é pessoal, onde expresso as minhas opiniões e críticas e por isso está em constante transformação.

Share