Figurino: Jodhaa Akbar – Cores, Muitas Cores!

CINEMA INDIANO

Para fechar a semana dedicada ao cinema indiano, farei um breve comentário a respeito do figurino do épico indiano Jodhaa Akbar. Visualmente deslumbrante: essas duas palavras definem o que penso sobre o filme. Com direção de Ashutoh Gowariker, conta com figurino vistoso e rico em detalhes foi feito por Neeta Lulla. Em entrevista, ela relata que mesmo com vinte anos de carreira, esse foi um de seus trabalhos mais desafiadores até então. As roupas utilizadas são fiéis ao período retratado, no século XVI. Por desconhecimento dos trajes tradicionais indianos, analisarei a forma, e não o conteúdo.

A paleta de cores do imperador mughal Akbar (Hrithik Roshan) é constituída de dourado, marrom e bege, com muitos bordados e uso de jóias.

imakbar

907101048421750

Já a princesa de Rajput Jodhaa (Aishwarya Rai Bachchan) veste majoritariamente amarelo, vermelho e verde-esmeralda. As peças foram cuidadosamente pesquisadas ao longe de seis meses, e encomendadas em diversas cidades da Índia. Artesãos também auxiliaram no processo: as jóias foram produzidas em uma joalheria tradicionais e todos os sapatos bordados foram comprados de clássicos produtores do item.

jodhaa rai

jodhaa

JodhaaAkbar4

O traje da festa de véspera de casamento de Jodhaa foi inspirado em uma pintura pintura do século XIX.

jodhaa painting É interessante perceber a maneira como os diversos reinos que compunham a Índia possuíam trajes diferentes. Há uma diferenciação religiosa (de maneira geral as mulheres hindus aparecem mais cobertas do que as muçulmanas) mas também uma distinção geográfico-cultural. Em determinada cena em que o imperador é aclamado por emissários de várias partes do país, percebe-se o cuidado em retratá-los de maneira heterogênea, criando uma identidade visual para cada grupo da grande colcha de retalhos que compõe a Índia atual. A cena pode ser vista na íntegra no vídeo abaixo.

8750ec505fa3c48f8930d1d9d712189b

Já disse anteriormente e reitero: embora possa haver controvérsias acerca dos aspectos históricos de Jadhaa Akbar, é um filme que impressiona sobremaneira pela grandiosidade de sua produção. Para quem gosta de épicos é uma ecolha certa. E Neeta Lulla o preencheu com belos trajes que fazem os olhos brilhar de prazer só de poder admirá-los.

Share