Estante da Sala

Sinfonia de Paris (An American in Paris/ 1951)

Assistido em 31/05/2013

americanSinfonia de Paris é um filme musical dos bons. Dirigido por Vincente Minnelli e estrelado por Gene Kelly, não tinha como sair errado. Kelly interpreta Jerry Mulligan, um pintor que é o americano em Paris do título original. Ele convive com dois amigos: Adam Cook, um pianista que mora em seu prédio e Henri Baurel, um cantor francês de sucesso. Já percebemos a beleza da composição das cenas quando, no início do filme, Henri relata a Adam que está apaixonado por uma moça e a cada característica dela que ele cita, um número de dança diferente, com cenários monocromáticos é apresentado. A tal moça, Lise Bouvier, posteriormente torna-se interesse amoroso de Jerry, que não sabe que ela é a noiva de seu amigo. Além disso, Jerry também aceita o mecenato de uma mulher rica que parece interessada em mais do que apenas suas pinturas.

An American in Paris 1
Cenário inspirado em Toulouse-Lautrec

A verdade é que depois de ver o filme, parando para analisar a história toda, Jerry é um homem bastante desagradável com as mulheres. Mas dentro do contexto das cenas musicais e com Gene Kelly dançando como dança, isso acaba perdendo a importância. No ato final do filme há uma sequência de 17 minutos de dança, sem falas. O conjunto é um pouco cansativo, mas é interessante como a ação progride através de cenários estilizados de Paris usando a estética de pintores famosos que por lá passaram. Em termos de direção de arte tudo é realmente impecável. No Oscar de 1952 o filme recebeu os prêmios de melhor filme, melhor trilha sonora, melhor direção de arte, melhor figurino, melhor fotografia e melhor roteiro. O pobre do Vincent Minelli não levou melhor diretor. Não sei se chega a ser para tanto, porque embora bem executado e com um clima extremamente otimista o filme ainda é inferior ao que Gene Kelly faria no ano seguinte, Cantando na Chuva (igualmente é a química com os demais protagonistas, especialmente a feminina) . Mas ainda assim não há como negar o seu charme.

Poster - An American in Paris_03

Share

2 thoughts on “Sinfonia de Paris (An American in Paris/ 1951)

  1. I’ve been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It抯 pretty worth enough for me. In my view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more useful than ever before.

Leave a Reply

Your email address will not be published.