Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel/ 2009)

Assistido em 10/06/2013

oct16-chanel1

A história da jovem Gabrielle, apelidada Coco, que é orfã de mãe e foi abandonada pelo pai. Saiu do interior da França para Paris e lá se encontrou entre tecidos e chapéus. O filme trata da vida de Chanel antes de se tornar ícone e, posteriormente, mito. Com grande sensibilidade a diretora Anne Fontaine rege a trama com uma fotografia e trilha sonora belíssimas. O cuidados com os detalhes sutis perpassam na tela: quando Coco é criança no orfanato e observa os trajes das feiras, quase conseguimos sentir a textura dos tecidos pesados e as dobras de seus véus. Posteriormente já adulta e interpretada por Audrey Tautou, a narrativa mostra como ela, ao entrar em contato com as classes mais abastadas de Paris, rejeitou seus excessos de acessórios e ornamentos e buscou no guarda-roupa masculino de então o que considerava uma elegância equilibrada. Ela mesma travestiu-se desses elementos antes de conseguir estabelecer-se como estilista.

Interpretada de maneira humana, séria e com poucos sorrisos, Coco era uma mulher que não acreditava nem no amor, nem no casamento. Mesmo assim amou, e muito. Mas o filme ganha pontos ao não deixar que a personagem seja definida pelos homens que gravitam ao seu redor.

Em um filme com tal temática, o figurino tem papel fundamental e aqui o vemos muito bem executado, representando bem o período e transparecendo as texturas. A paleta de cores monocromática, pendendo para o preto e branco, torna-o ainda mais interessante. Sem dúvida é um filme que vale a pena ser visto pela qualidade técnica presente nele, bem como pela personagem interessante e multifacetada e forte que o protagoniza.

coco_avant_chanel_ver4_xlg

Share
Category: Cinema | Tags: , ,