Esse foi um ano em que eu li muito, mas a maior parte do volume consistiu em artigos e capítulos soltos. Para literatura propriamente dita, quase não tive tempo. Mas foram muitos livros teóricos/ técnicos interessantes. Abaixo segue a listinha com os que eu mais gostei. Se quiser ler a lista de melhores livros de 2013, acesse aqui.
FICÇÃO
A cidade ilhada- Milton Hatoum
Primeiro livro que li desse escritor manauara, traz uma compilação de contos narrados em primeira pessoa, todos bastante bonitos. Aqueles que evocam a infância em uma Manaus bucólica de tempos passados foram os que mais gostei.
NÃO-FICÇÃO
If it’s purple, someone’s gonna die– Patti Bellantoni
Com exemplos fáceis de acompanhar e linguagem didática, aborda o uso de cores no cinema visando criar determinadas sensações no expectador.
A estética do filme- Jacques Aumont
Um livro ótimo para quem quer aprender mais sobre linguagem cinematográfica.
Sincrétika- Massimo Canevacci
Talvez esse seja menos um livro técnico e mais um ensaio, em que o autor se permiti refletir sobre as artes contemporâneas, das intervenções urbanas ao cinema, e seu papel em nosso cenário atual, que chama de glocal. É uma leitura interessante, leve e que abre as portas para muitas reflexões.
Travesti– Don Kulick
Escrito por um antropólogo sueco que morou em Salvador, o livro fala sobre as travestis da cidade com as quais ele dividiu uma casa e sobre as peculiaridades de sua inserção na cultura brasileira e em nossa sociedade, que é chamada de “uma sociedade de violência”.
QUADRINHOS
Há tesouros por toda parte- Bill Waterson
Ao longo dos últimos anos estou lendo todos os livros protagonizados por Calvin e Haroldo e é impossível não se encantar com os personagens. Há doçura, humor ácido e certa crítica em todos os quadrinhos.
1 thought on “Melhores Livros de 2014”