Estante da Sala

Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story/ 1940)

Assistido em 22/08/2013

Núpcias de Escândalo é uma comédia romântica gostosa e  um tanto quanto ousada. Ela começa com a ricaça Tracy (Katharine Hepburn) se separando de C. K. Dexter Haven (Cary Grant). Antes de ir embora de sua casa, ele a empurra ao chão com violência. Depois é explicado que ele havia tornado-se alcoólatra e ela não mais tolerava seus vícios, como não perdoa nenhum tipo de falha. Dois anos depois ela está de casamento marcado com George Kittredge (John Howard). O dono de uma revista de fofoca chamada Spy possui uma história que poderia arruinar o pai de Tracy e chantageia Dexter, já curado do alcoolismo,  para conseguir infiltrar repórteres para cobrir o casamento. O jornalista é o aspirante a escritor Macaullay  Connor (James Stewart) e a fotógrafa é Elizabeth Imbrie (Ruth Hussey), sua namorada nunca assumida. Ambos chegam à casa dos pais de Tracy se passando por amigos de seu irmão. Percebendo que se tratavam de profissionais de tabloide, Tracy combinou com a família que encenariam o lar perfeito de milionários, com sua irmãzinha mais nova dançando balé, tocando piano e falando francês enquanto ela mesma se comporta de forma descompromissada e avoada. Nos três dias que se seguem Tracy e Macaully desenvolvem um interesse mútuo, que culmina com uma bebedeira na festa à véspera do dia do casamento e a especulação de que ele teria dormido no quarto dela.

Obviamente que os resultados de todas as ações são bem mais convencionais do que essa descrição acima pode levar a pensar. O sagrado matrimônio é resguardado, bem como a moral da mocinha. Mas de qualquer forma a maneira como o suposto escândalo é apresentado é divertida e a química entre os protagonista é fantástica. Aliás, que elenco! As roupas que Hepburn usa no filme são a quintessência da elegância da época.  A direção fica a cargo de George Cukor, que anos depois faria My Fair Lady.

Obs: Desconsideremos John Howard. Entre James Stewart e Cary Grant, quem você escolheria?

philadelphia story

Share

5 thoughts on “Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story/ 1940)

  1. I will right away seize your rss as I can’t in finding your email subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Please let me understand so that I may subscribe. Thanks.

  2. The subsequent time I read a weblog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my option to learn, but I truly thought youd have something fascinating to say. All I hear is a bunch of whining about one thing that you might repair when you werent too busy searching for attention.

  3. Howdy! I could have sworn I’ve been to this site before but after
    going through some of the articles I realized it’s new to me.

    Regardless, I’m certainly happy I came across it and I’ll be
    book-marking it and checking back frequently!

    Feel free to surf to my blog post: tracfone coupon

Leave a Reply

Your email address will not be published.