Melhores Livros de 2014

Esse foi um ano em que eu li muito, mas a maior parte do volume consistiu em artigos e capítulos soltos. Para literatura propriamente dita, quase não tive tempo. Mas foram muitos livros teóricos/ técnicos interessantes. Abaixo segue a listinha com os que eu mais gostei. Se quiser ler a lista de melhores livros de 2013, acesse aqui.

FICÇÃO

Acidadeilhada

A cidade ilhada- Milton Hatoum

Primeiro livro que li desse escritor manauara, traz uma compilação de contos narrados em primeira pessoa, todos bastante bonitos. Aqueles que evocam a infância em uma Manaus bucólica de tempos passados foram os que mais gostei.

 

NÃO-FICÇÃO

if it's purple

 

If it’s purple, someone’s gonna die– Patti Bellantoni

Com exemplos fáceis de acompanhar e linguagem didática, aborda o uso de cores no cinema visando criar determinadas sensações no expectador.

 

A_ESTETICA_DO_FILME_1385014113B

 

A estética do filme- Jacques Aumont 

Um livro ótimo para quem quer aprender mais sobre linguagem cinematográfica.

 

sincrétika

 

Sincrétika- Massimo Canevacci

Talvez esse seja menos um livro técnico e mais um ensaio, em que o autor se permiti refletir sobre as artes contemporâneas, das intervenções urbanas ao cinema, e seu papel em nosso cenário atual, que chama de glocal. É uma leitura interessante, leve e que abre as portas para muitas reflexões.

 

travesti2

 

Travesti– Don Kulick

Escrito por um antropólogo sueco que morou em Salvador, o livro fala sobre as travestis da cidade com as quais ele dividiu uma casa e sobre as peculiaridades de sua inserção na cultura brasileira e em nossa sociedade, que é chamada de “uma sociedade de violência”.

 

QUADRINHOS

há tesouros por toda parte

 

Há tesouros por toda parte- Bill Waterson

Ao longo dos últimos anos estou lendo todos os livros protagonizados por Calvin e Haroldo e é impossível não se encantar com os personagens. Há doçura, humor ácido e certa crítica em todos os quadrinhos.

Share
Category: Livros | Tags: