Estante da Sala

Dois Anos de “Vestindo o Filme”

Mais ano ano passou voando e a coluna Vestindo o Filme, que escrevo para o Cinema em Cena, completa seu segundo aniversário hoje, dia 8 de julho de 2015. Ao longo desse segundo ano, foram dezoito textos escritos, contendo análises de trinta e dois filmes (contra vinte e cinco textos e quarenta e um filmes durante o primeiro ano). Houve uma diminuição no ritmo motivada pelo meu mestrado, mas vou continuar escrevendo conforme a possibilidade.

Para comemorar, vou novamente escolher os dez textos que mais gostei de escrever. Como no ano passado, não são necessariamente aqueles que tiveram os melhores comentários, mas os que o processo de escrita foi mais divertido ou interessante. A escolha é subjetiva. A ordem deles é cronológica, pois sou incapaz de ranqueá-los. Eis os meus preferidos:

Silêncio dos Inocentes e Hannibal

4444

Atendendo ao pedido de um leitor, revi boa parte dos filmes que contam com Hannibal Lecter em seus personagens e escolhi dois para escrever a respeito. Foi muito bom me colocar novamente nessas histórias e perceber o quão mais ricas elas eram do que a percepção que eu tinha quando era mais nova. Dos figurinos, passando pelas composições de cenas, ao uso de closes, tudo funciona, especialmente no primeiro filme.

Drácula de Bram Stocker 

Dracula 1992 1080p x264.mkv_000898691

Sou apaixonada por esse filme e sua estética. Elementos teatrais, utilizados devido ao baixo orçamento, o gótico vitoriano aliado a influências orientais: tudo funciona para que seja uma obra única. Claro que o talento da figurinista Eiko Ishioka é indispensável para que assim seja.

… E o Vento Levou

Gone.With.The.Wind.1939.720p.BluRay.x264.YIFY.mkv_008052557

O eterno clássico, que conta a história da mimada belle do sul Scarlett O’Hara sobrevivendo à penúria e relações turbulentas, conta com vestidos memoráveis desenhados por Walter Plunkett. Mesmo quem nunca o viu facilmente conhecerá o famoso vestido de cortina. Com uma ligação a essas roupas que vem da infância, foi um prazer escrever sobre o filme.

Amadeus

Amadeus.1984.DC.1080p.Bluray.x264.anoXmous_.mp4_001656279

Cores! Excentricidade! Estampas! Nada como uma pitada de glam, aliada ao rococó da corte vienense do século XVII. O protagonista do filme, Mozart, é apresentado como um homem genial, de pendores artísticos e com gostos vistosos, e aqui cabe a mistura entre referências históricas e anacrônicas, compondo um grande filme, sem jamais perder o senso de humor.

Yuppies e feminismo no cinema dos anos 80

Working.Girl.1988.720p.WEB-DL.AAC2.0.H.264-ViGi.mkv_000148948

Falar de feminismo é sempre bom e necessário, ainda que às vezes ele seja vendido em uma forma mais branda pela indústria. Isso aconteceu com frequência nos anos 80 e escolhi dois filmes do tipo para analisar. De qualquer forma, eles possuem roupas que marcaram época. Destaque para o figurino e maquiagem de Joan Cusack, que quase merecia um texto só para ela.

Oldboy

Oldboy.2003.1080p.BluRay.x264.anoXmous_.mp4_002030915

O uso de cor tem papel essencial nesse filme coreano e o figurino de Sang-gyeong Jo é capaz de criar camadas e simbolismos impressionantes.

Dublê de Anjo

The Fall (2006) 1080p BDRip AAC x264 (multisubs)-tomcat12.mp4_001842401

Eiko Ishioka ataca novamente. Sim, ela realizou poucos trabalhos no cinema, infelizmente, mas todos são de uma beleza intricada. Seu figurino, aliado ao visual fantástico, beirando o surrealista, do diretor Tarsem Singh, compõe uma estética que casa perfeitamente com o tom da narrativa. Há muitas críticas à respeito do roteiro desse filme, mas, problemas à parte, assisti-lo é uma experiência visual das mais prazerosas.

Precisamos Falar Sobre o Kevin

Redes sociais

O padrão estético vai muito além do figurino criado por Catherine George, embora ele tenha papel importante. Talvez os motivos visuais presentes no filme possam ser considerados muito pesados ou muito óbvios. Ainda assim, são padrões interessantes, que ampliam sensações na hora de assisti-lo. E tem Tilda Swinton.

Amantes Eternos

Only.Lovers.Left.Alive.2013.1080p.BluRay.x264.YIFY.mp4_20150505_204419.453

Como Tilda Swinton nunca é demais na vida de ninguém, mais um filme incrível estrelado por ela. Nele, a figurinista Bina Daigeler experimenta com conceitos de ocidental e oriental, novo e antigo, criando identidades para esses seres que se amam há tantos séculos.

Anna Karenina

Anna.Karenina.2012.1080p.BRrip.x264.GAZ.mp4_20150602_171246.295

A figurinista Jacqueline Durran é uma das minhas preferidas entre os profissionais contemporâneos. Transitando com tranquilidade entre períodos, ela domina como poucos o uso de cores e formas. Dentro de um contexto de teatralidade específico, construiu a imagem de Anna, uma mulher que está desmoronando em meio a sociedade conservadora. Anna Karenina, apesar do moralismo de Tolstoi em alguns aspectos, é um de meus livros preferidos e foi divertido buscar nele referências sobre os trajes e as reações que eles despertam. Acho que esse foi o texto que deu mais trabalho em dois anos de coluna, mas o resultado final me deixou bastante feliz.

É isso! Espero que venham mais alguns anos de textos para escrever pela frente. Obrigada a todos que tem lido e acompanhado tanto este blog quanto a coluna Vestindo o Filme.

 

 

Share

4 thoughts on “Dois Anos de “Vestindo o Filme”

  1. Parabéns pelo aniversário da coluna e, acima de tudo, pelo trabalho sempre primoroso! Já disse uma vez, mas volto a repetir: a “Vestindo o Filme” e as críticas do Pablo são os dois ~must read~ do Cinema em Cena.

    É sempre muito bom terminar de ler um artigo e sentir que se aprendeu algo com a leitura, e seus textos sempre deixam essa ótima impressão! Obrigado pelo trabalho e espero que, independente do ritmo, seus textos continuem sempre pipocando de vez em quando 🙂

    1. Poxa, Ander! Muito obrigada! Comentários como o seu são sempre grandes motivadores e é muito especial ver leitores que sempre marcam presença, como você. 🙂

  2. Isabel, parabéns pelos dois anos de Vestindo o Filme. Conheci a coluna e, consequentemente, o Estante da Sala com a postagem sobre os figurinos de “Segredos de Sangue” e, desde então, tenho dado uma passada por aqui sempre quando é possível.

    E será se posso pedir uma sugestão? Que tal avaliar o guarda-roupa de Michael Clancy para “Baladas em NY”? O filme foi lançado em DVD pela extinta Casablanca Filmes e Clancy tem uma vasta colaboração com o cineasta James Gray.

    Bjs!

    1. Obrigada, Alex!
      Não assisti a esse Baladas em NY ainda, mas vou colocar na lista de sugestões. Obrigada pelo comentário também! 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *