Estante da Sala

Figurino: Além da Escuridão – Star Trek: Brincando com as cores primárias

star-trek-jj-abrams-reboot
Uniforme novo da Frota Estelar, com as camisas nas três cores características. É possível perceber a estampa criando textura no tecido.

Uma das mais legais que a imagem em HD nos proporcionou foi a possibilidade de ver com detalhe as texturas, especialmente dos cenários e figurinos. Subitamente aquele filme do passado que você achava que tinha um cenário fantástico, passou a ter um que parecia feito de isopor. Mas por outro lado, daí pra frente o cuidado com os detalhes aumentou muito. Lembro a primeira vez que uma amiga comprou uma televisão com imagem em HD e me chamou para ver. Ela havia alugado o primeiro filme do Piratas do Caribe e meu queixo caiu: eu conseguia ver as tramas dos tecidos, as linhas, os bordados, os detalhes em metal, tudo! Um mundo novo de delícias para gente como eu, que se importa com esses detalhes.

Uniforme clássico, com camisas em três cores, calças capri e botinas para os homens, e vestido para os mulheres.
Uniforme clássico, com camisas em três cores, calças capri e botinas para os homens, e vestido para os mulheres.

Dito isso, obrigada alta definição e parabéns Michael Kaplan, figurinista de Além da Escuridão, novo filme da franquia Star Trek, bem como de filmes como Blade Runner, Flashdance, Seven, Clube da Luta, entre outros. Graças aos dois foi possível perceber que as camisetas dos uniformes dos personagens agora têm uma estampa com o símbolo da frota estelar, criando uma textura de escama no tecido. O único personagem que reparei que não usa essa estampa é o Almirante Marcus, cuja camiseta possui losangos entrelaçados estampados. Infelizmente não consegui achar nenhuma imagem para ilustrar. Esse é o tipo de detalhe que mostra o cuidado do trabalho do profissional de figurino e que muitas vezes passa despercebido. O uniforme da tripulação, bastante parecido com o da série  original, passou a usar calças compridas ao invés de capri, mas seguem com as camisas tradicionais nas cores vermelho, azul e amarelo,em tons um pouco mais fechados. Anteriormente as cores eram mais abertas, conforme a moda da época. O significado delas mantém-se o  mesmo: camisas vermelhas para quem trabalha na área técnica e engenharia, azuis para ciências e amarelas para comando. Por baixo, como pode-se ver pela gola, todos usam um tipo de camiseta em tom grafite. O fato recorrente de os personagens com camisas vermelhas morrerem continua valendo. Se uma morte é necessária para a trama e há um personagem secundário com uma camisa dessa cor, será ele a morrer.

006
Uniformes novos.

O uniforme feminino na série original era composto por um micro-vestido. A inglesa Mary Quant havia inventado a minissaia em 1964 e esta se popularizou rapidamente. Quando a série estreou, em 1966, a peça já estava suficientemente assimilada e os realizadores ousaram ao encurtá-la ainda mais. Em várias cenas é possível ver que as atrizes utilizam shorts por baixo, pois o comprimento era deveras pouco prático à mobilidade. Já agora vemos que Uhura (Zoe Saldana), por exemplo usa uma saia em um comprimento mais confortável, ainda com a silhueta em A, acompanhada de botas, aproximando ao anos 60.

Uniforme feminino da série original: comprimento desconfortável.
Uniforme feminino da série original: comprimento desconfortável.
Uhura com uniforme atual.
Uhura com uniforme atual.

Nesse filme também há muitas cenas que exigem o uso de um conjunto de calça e casaco, ao invés do uniforme tradicional. Percebe-se que para manter a identidade visual dos cargos ocupados, Michael Kaplan optou por fazê-los em um tom de cinza escuro e com um recorte forrado com um material transparente, permitindo ver o tecido da camisa do personagem por baixo, para que possa-se identificar a função do tripulante. Esse é um um cuidado bastante interessante.

Jaqueta com recorte, permitindo identificar cor da camisa e consequentemente função do tripulante.
Jaqueta com recorte, permitindo identificar cor da camisa e consequentemente função do tripulante.

Segundo ele, em entrevista para o site Clothes on Film, a roupa que o vilão John Harrison (Benedict Cumberbatch) usa não é uma homenagem ao clássico vilão Khan, e sim a Deckard, de Blade Runner, com seu sobretudo e visual de filme noir.

Acostumado já a trabalhar com ficção científica, Michael Kaplan conseguiu equilibrar-se entre a contemporaneidade dos novos uniformes propostos e a familiaridade dos uniformes da série original, produzindo um figurino bastante eficiente e que acredito que será marcante no contexto da franquia.

Figurino utilizado por Bendict Cumberbatch: sobretudo de inspiração noir.
Figurino utilizado por Bendict Cumberbatch: sobretudo de inspiração noir.
Share

5 thoughts on “Figurino: Além da Escuridão – Star Trek: Brincando com as cores primárias

  1. “Ela havia pego o primeiro filme do Piratas do Caribe e meu queixo caiu: eu conseguia ver as tramas dos tecidos, as linhas, os bordados, os detalhes em metal, tudo! Um mundo novo de delícias para gente como eu, que se importa com esses detalhes.” aproveitando o clima do país, aí vai um protesto… aos novos mundos de delícias que existam por aí, vai um recado: mostrem-se por favor! hahahaah amei isso isa 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *